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Formas de descontrair em casa sem ecrãs

Vida Empresarial

5 alternativas à Netflix para passar estas longas semanas em casa

Nós sabemos que estar preso em casa sem poder sair como habitualmente e sem socializar leva a que se passe mais tempo à frente do ecrã. Todos estamos cientes de que devemos limitar o tempo que os nossos filhos passam à frente dos ecrãs, mas alguns estudos constataram que os adultos passam em média 11 horas a olhar para ecrãs. E isto era antes do surgimento do coronavírus, antes de as nossas principais ligações ao mundo exterior serem através de chats, redes sociais e aplicações de mensagens em grupo. Demasiado tempo à frente de ecrãs pode causar tensão ocular, dores de cabeça e problemas de sono, entre outras questões de saúde.

Desligar durante algumas horas por dia e fazer alguma coisa criativa ou prática pode estimular a sua saúde mental e revigorar a sua autoestima. Seguem-se algumas sugestões para sair do sofá e fugir da TV.

  1. Leia um livro – Enquanto está em confinamento na sua casa, é a forma perfeita de mergulhar noutra realidade e de ler finalmente o que andava a querer ler (ou ouvir em sites como o Audible). Seja reler um dos seus livros favoritos, ler alguns clássicos ou ler de fio a pavio os jornais que mais gosta, sente-se confortavelmente e desfrute. Se quiser fazer um clube de leitura, porque não organizar um com alguns amigos e a sua família na plataforma Zoom? E, se a sua biblioteca estiver desfalcada, procure sites nacionais e internacionais de livros eletrónicos e de áudio gratuitos. Dica: Pode encontrar livros gratuitos na secção "Principais Gratuitos" da Google Play Store e no Apple Books.

  2. Aprenda uma nova arte – de preferência, alguma coisa que possa fazer com as mãos, como pintar, tocar um instrumento, fazer bolos ou trabalhos manuais para se manter concentrado e se sentir realizado. Uma das mais importantes figuras da psicologia positiva, Mihály Csíkszentmihályi, cunhou o termo "estado de fluxo" para descrever a sensação de envolvimento profundo numa atividade. No seu livro, "Fluir: A Psicologia da Experiência Ótima" na edição em português , explica que o fluxo "é um estado no qual as pessoas estão tão envolvidas numa atividade que parece que nada mais importa." Ideal para os tempos atuais!

    Os miúdos também podem pôr as mãos na massa. Se está à procura de trabalhos manuais mais simples, dê uma vista de olhos a estes PDFs descarregáveis que os mais pequenos podem experimentar. Pode ajudar os seus filhos a cortar e colar a borboleta Perfect harmony e a unir os pontos para fazer a Bee Bee.

  3. Plante alguma coisa – Mesmo que não tenha um jardim, a sua casa pode beneficiar de uma floreira ou de plantas de interior. Várias pesquisas concluíram que as plantas melhoram a qualidade do ar e os níveis de humidade, reduzem o stress e estimulam a produtividade. As suculentas são plantas de baixa manutenção, ideais para quem não tem jeito para tratar de plantas. Também é fácil tratar de jarros, pois precisam apenas de pouca luz, temperaturas moderadas e terra húmida.

  4. Termine os seus fantásticos trabalhos de bricolage – Desde arranjar a campainha da porta a montar prateleiras, tem agora oportunidade para fazer as coisas que tinha andado a adiar. Se já tem experiência neste tipo de trabalhos, chegou a hora de os fazer de uma vez por todas, sentir-se bem consigo próprio por finalmente os ter feito e subir na consideração da sua família. Mas se não tiver muito jeito com o martelo ou o berbequim, talvez seja melhor esperar até acabar o período de isolamento antes de começar uma missão impossível…

  5. Comece um novo projeto – Faça um álbum de família ou aplique as técnicas da Marie Kondo nos seus roupeiros e destralhe umas gavetas. Forme uma banda musical com a família. Aprenda uma língua nova. Comprometa-se consigo próprio a dedicar 20 minutos por dia ao seu novo projeto e pode ficar surpreendido com o que vai conseguir fazer.

Para mais dicas e sugestões, visite a nossa página Amway, Juntos em casa .

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