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© Getty Images

Um líder. Uma equipa. Uma visão.

Vida Empresarial

Melodie Nakhle – a nova Diretora-executiva para a Europa e África do Sul – e a sua equipa de liderança falam sobre crescimento, estratégia e futuro enquanto revelam o plano que têm para a Amway…

Carismática, apaixonada e visionária – são apenas três adjetivos para descrever Melodie Nakhle, que assumiu a função de Diretora-executiva para a Europa e África do Sul no início de 2020. Melodie não é uma desconhecida na Amway, pois passou mais de dez anos em vários cargos na empresa. É especialista em construir marcas fortes, vencer desafios e dinamizar soluções de negócios sustentáveis.

Um líder com uma visão

Quando lhe perguntamos o que a inspira, Melodie refere o potencial da Amway e o seu compromisso em ajudar as pessoas a viverem vidas melhores e mais saudáveis. Um compromisso que está ansiosa por tornar realidade, efetivando a liderança dos EA, ajudando novos EA a alcançarem o sucesso, atraindo e retendo clientes com produtos líderes no setor, e capacitando os EA para se envolverem em comunidades unidas em torno de paixões em comum.

Com esta premissa como base, Melodie pretende realizar a visão empreendedora do A70, que acredita ser o caminho certo para o futuro.

"Já temos o que é preciso"

Ao tornar realidade a visão do A70, Melodie enfatiza que todos os elementos que permitem aos EA terem negócios prósperos, lucrativos e sustentáveis já existem nos mercados da Europa e África Austral. Assim sendo, está focada em tornar fácil para os EA o envolvimento e a retenção de uma comunidade de clientes, ajudando os EA a construírem as suas próprias comunidades online e offline. Uma estratégia que será apoiada por ferramentas digitais, uma experiência de compra simplificada, produtos imprescindíveis e insights de negócio, além de uma parceria contínua com os EA.

"A nossa paixão – o que nos motiva – é o sucesso dos EA. Queremos que os EA tenham lucro; queremos que tenham negócios fortes e sustentáveis; queremos que esta seja uma empresa que apoia pessoas necessitadas e que as inspira diariamente nas suas vidas", diz Melodie.

Para alcançar este objetivo, Melodie recrutou dois especialistas nas fileiras da Amway – Ruben Familia e Imran Zaman – para a sua equipa de liderança. Ruben, que assumiu a função de Diretor de Vendas para a Europa e África do Sul, passou os últimos 18 anos a aumentar as eficiências operacionais e a otimizar o desempenho na Amway. Imran, o novo Diretor de marketing e área digital para a Europa e África do Sul, começou a trabalhar na Amway em 1998 e liderou as estratégias-chave da área digital e de marketing da marca, produtos e transformação digital. Juntos formam uma equipa formidável, focada em trazer para primeiro plano o incrível potencial da Amway na Europa e África do Sul.

Da visão à realidade

Na fase seguinte, Melodie e a equipa de liderança irão executar a sua estratégia, reforçando o seu compromisso de apoiar os EA em cada passo do caminho empresarial. A abordagem, que será implementada em estreita colaboração com os EA, incluirá a introdução de mais oportunidades significativas de compensação, novos produtos, ferramentas de construção de negócios poderosas e uma experiência de compra moderna. Em concreto, foram destacados três objetivos para este ano:


1. Implementação do programa Core Plus+

"O programa Core Plus+ é uma prioridade de topo neste momento; foca-se na rentabilidade, no cliente e em garantir que existe um equilíbrio entre a largura e a profundidade do negócio, para que os EA tenham negócios mais saudáveis e taxas de requalificação mais elevadas em períodos homólogos", explica Ruben. "É um programa muito abrangente que torna realidade tudo o que aprendemos – o melhor de entre os melhores –, de todos os incentivos ao crescimento de todo o mundo. Por isso, não importa onde está no caminho, pois o Core Plus+ irá apoiá-lo."

Uma parte essencial desta abordagem consiste em apoiar os EA – tanto recentes como experientes – em tornarem-se mais centrados no cliente e em gerirem melhor a experiência do cliente e o relacionamento com os clientes, para criarem negócios mais lucrativos e sustentáveis.


2. Transformação digital

"O digital vai ser um potenciador essencial para garantir que os EA continuam a ter sucesso hoje e no futuro. Há áreas comuns – como a capacidade de comprar, recrutar, formar, aprender e gerir o próprio negócio, o próprio grupo e liderar esse negócio – nas quais nos estamos a focar", diz Imran.

Uma forma de isto se materializar é através de um website novo e moderno, que irá permitir aos EA e aos seus clientes terem uma experiência de produto inovadora e significativa, disponibilizando para o efeito uma gama de ferramentas de negócio abrangentes para os EA.


3. Fomentar a cultura da Amway

"Os nossos fundadores, Rich e Jay, são um excelente exemplo da mentalidade de crescimento, e os nossos EA líderes já aplicam esta premissa nos seus negócios. Estão constantemente a ajustar o seu estilo à forma como constroem o seu negócio e a adaptar a forma como trabalham e evoluem para satisfazerem as necessidades que têm", diz Melodie.

"Na Amway, queremos continuar a avançar nesta direção e dar foco a esta mentalidade de crescimento, apoiando os nossos EA líderes e novos EA através de diversas ferramentas, eventos e oportunidades. Queremos capacitá-los para continuarem a ajudar as pessoas a viverem vidas mais saudáveis e autónomas. A parceria é vital durante este processo, e estamos a planear muitas mais iniciativas de envolvimento dos EA para ajudar os nossos líderes e os novos EA a ficarem mais fortes."

Liderar durante uma crise

Quando a COVID-19 nos atingiu, a saúde e a segurança tornaram-se imediatamente a principal prioridade. E, apesar de Melodie lamentar não se poder reunir pessoalmente com EA líderes como tinha planeado, acredita que os funcionários da Amway e os EA se tornaram mais próximos durante esta crise e que o portfólio saiu reforçado. "Os nossos produtos e soluções têm uma preocupação intrínseca com o bem-estar e possibilitam que as pessoas vivam vidas melhores, mais seguras e mais saudáveis", diz Melodie. "Isto é algo que teve muita visibilidade durante a crise atual, e não prevemos que se vá alterar."

A crise também acelerou alguns planos digitais e deu a Melodie e à equipa de liderança uma oportunidade para capacitar os EA de outras formas. "Acelerámos os recursos digitais para permitir a interação, o envolvimento e o trabalho a partir de casa dos funcionários e dos EA através da utilização de diferentes plataformas", diz Imran, "e fornecemos conteúdos úteis sobre como cuidar de si próprio e dos entes queridos, sobre bem-estar e imunidade".

Agora que estamos a habituar-nos a uma nova normalidade, o futuro parece mais promissor do que nunca. "Quando vemos o espírito empreendedor que os EA têm e a motivação que podem ter com o apoio adequado da empresa", diz Ruben, "não há nada que nos pare".

E sobre o que aí vem?

"Estou inteiramente confiante de que, com a equipa de liderança, o empenho dos nossos funcionários e a parceria que temos com os nossos EA líderes, vamos sair desta situação ainda mais fortes do que antes," diz Melodie. "Estou incrivelmente otimista em relação ao futuro."

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